quarta-feira, 26 de agosto de 2015

A importância da Fisioterapia Respiratória com Respiron antes da cirurgia bariátrica

RESPIRO
Algumas dificuldades para respirar podem ocorrer em até 30 dias após a cirurgia bariátrica. O paciente que realizou uma preparação adequada no período pré-operatório a base de exercícios respiratórios, tende a reagir melhor ao período pós-operatório, previne futuras complicações e encurta o seu tempo de internação.
A fisioterapeuta Juliana Franzotti explica que como a cirurgia bariátrica é realizada com anestesia geral, isso implica no processo de intubação e ventilação mecânica durante a cirurgia. Em algumas situações, principalmente quando o índice de massa corporal é maior que 45kg/m2, ou em casos em que o paciente é portador de apneia do sono, bronquite ou asma, as complicações respiratórias pós operatórias podem surgir com mais facilidade, já que os pulmões têm a tendência de ficarem mais “murchos” e a musculatura respiratória mais fraca logo após a cirurgia, diz a fisioterapeuta..
Como já comentamos anteriormente, o Respiron é o principal equipamento usado nos exercícios respiratórios. Por meio dele, é possível fortalecer a musculatura respiratória e melhorar a expansão dos pulmões. O manuseio do Respiron é muito simples e prático, basta realizar uma expiração profunda e na sequência puxar o ar com a boca no bocal do aparelho e elevar as bolinhas de 3 a 5 segundos, soltar todo ar novamente (expirar sem a mangueira na boca) e iniciar outra inspiração com o bocal do aparelho ajustado a boca.
A fisioterapeuta adverte que o exercício deve ser iniciado na graduação zero e, quando o nível estiver fácil, o paciente deve aumentar gradualmente de 0,5 em 0,5.  Esse procedimento deve ser feito para chegar próximo ao nível 3, que é o ideal para a cirurgia.
Este exercício deve ser realizado em 3 vezes de 30 repetições por dia, ou seja, 30 vezes pela manhã, 30 vezes a tarde e 30 vezes a noite.
É fundamental fazer os exercícios respiratórios antes da cirurgia para que o paciente tenha segurança e sucesso no procedimento cirúrgico. Não deixe de realizar avaliação com um fisioterapeuta antes da cirurgia!

*Juliana C. Franzotti é coordenadora Executiva de Fisioterapia na Comissão de Especialidades Associadas – COESAS, especialista pela sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica e fisioterapeuta da Gastro Obeso Center. Contato: jufranzotti@gmail.com

Equipe Dr. Thales Delmondes Galvão

Nenhum comentário:

Postar um comentário